Livraria do Tribunal da Relação de Coimbra
O presente livro é o livro de prestígio que ilustra a homenagem devida ao centenário do Tribunal da Relação de Coimbra, marcando a sua singularidade própria no conjunto das instituições de referência do judiciário e da justiça em Portugal.
Em 1918, num tempo vertiginoso em que quase tudo parecia por fazer na arrumação dos ventos tempestuosos da jovem República, em pleno decurso da primeira grande guerra mundial com envolvimento de milhares de militares portugueses, meses antes do armistício que lhe colocou fim, um mês depois da batalha de La Lys que dizimou o Corpo Expedicionário Português fazendo milhares de vítimas portuguesas, houve espaço para forjar o até agora único tribunal superior sedeado na Região Centro de Portugal.
Não foi fruto do acaso de capricho, mas hoje pode surpreender o tempo da decisão política que a determinou, no curto e meteórico governo do Presidente Sidónio Pais.
Preço: 40€
O presente livro celebra o Palácio da Justiça de Coimbra, concebido como edifício monumento, e o grande artista que foi Jorge Rey Colaço, que o serviu com a sua arte monumental.
Datas bem redondas aproximaram as duas ideias celebrativas: aquela em que se deu o centenário da Relação de Coimbra, que tem a sede no Palácio, e aquela em que aconteceu o aniversário número cento e cinquenta sobre o nascimento de Jorge Colaço. E se as celebrações servem tempos luminosos, importava dar-lhes grande aproveitamento com um livro como este, há muito desejado e que fazia falta ao registo do património cultural do judiciário e, também, de Coimbra.
O Palácio da Justiça de Coimbra foi o primeiro palácio da justiça, como tal denominado, a ser construído em Portugal, no âmbito dum vasto programa desenhado a partir do primeiro quartel do século XX para a qualificação dos espaços da justiça.
Preço: 40€
Encomendar
Após encomenda, receberá um e-mail com as indicações de pagamento. Os preços incluem IVA à taxa legal em vigor.