Orquestra Clássica do Centro e Tribunais da Relação levam concertos a cinco palácios da justiça

Orquestra Clássica do Centro e Tribunais da Relação levam concertos a cinco palácios da justiça





A Orquestra Clássica do Centro (OCC) em parceria com os Tribunais da Relação promove um ciclo de concertos intitulado “Concertos da Justiça – Ciclo dos Palácios”, que vai percorrer os Palácios da Justiça de Coimbra, Lisboa, Porto, Évora, Leiria e Guimarães nos anos de 2020 e 2021.

Segundo a presidente da Direção da OCC, Emília Martins, “se a Justiça é o bem maior de uma comunidade, a Cultura, a Música e a Arte são o indispensável alimento dos que a aplicam, assim como dos que dela são destinatários”, explicando que este ciclo vai dar a oportunidade ao público “de assistir a concertos em Palácios únicos em História e significado e onde, por norma, não se tem entrado por razões de cultura”. “

Sendo uma forma de arte, a música é sempre capaz de criar, inovar. Uma atividade artística por excelência promotora do Encontro e do conhecimento da própria música, mas também dos espaços e da História de cada um deles.

Espaços que são lugares onde se faz Justiça e onde também se faz Justiça à Cultura. Marcamos Encontro com a Música, com a Cultura abrangendo o Património Material e Imaterial”, conclui. O primeiro destes concertos realiza-se esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, no Palácio da Justiça de Leiria, com a participação do quarteto de cordas da OCC e do Tenor Paulo Ferreira, sob o tema “Entardecer Lírico”.

Segundo Carlos Manuel Rodrigues de Oliveira, Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Leiria, este primeiro concerto da série de Concertos da Justiça “realiza-se justamente nas comemorações do 60º aniversário da inauguração do Palácio da Justiça de Leiria”, sendo Leiria “a primeira comarca que se associa a esta iniciativa”.

O concerto tem lugar às 17h10, sendo sucedido pela apresentação de um livro comemorativo do aniversário e de uma tertúlia, encerrando a comemoração com a intervenção do Juiz Conselheiro António Joaquim Piçarra, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

A iniciativa “Concertos da Justiça – Ciclo dos Palácios”, que conta com o apoio da DGartes / Ministério da Cultura, tem entradas gratuitas, limitadas ao espaço(s) existente(s).

O ciclo prevê três concertos em cada um dos Palácios da Justiça participantes.

O segundo concerto tem lugar em Guimarães, no dia 16 de maio, e as restantes datas serão anunciadas oportunamente no site da OCC www.orquestraclassicadocentro.org e dos tribunais onde os concertos terão lugar.

Powered by Marketing Lovers