Coimbra: Colóquio destaca azulejos do Palácio da Justiça

Resultado de imagem para rádio regional do centro

Coimbra: Colóquio destaca azulejos do Palácio da Justiça

10 de Novembro 2019

O Tribunal da Relação de Coimbra, no âmbito das comemorações dos 100 anos, que tão bem têm conseguido dignificar a data e a instituição, promove uma nova iniciativa, na próxima quarta-feira (13), desta vez um colóquio e apresentação de um livro sobre “Os Azulejos que decoram o Palácio da Justiça de Coimbra”.

A abertura está prevista para as 14h30, na qual Luís Azevedo Mendes, presidente do Tribunal da Relação de Coimbra, dará as boas-vindas a todos os presentes. De seguida decorrerá uma conferência subordinada ao tema “Os azulejos de Jorge Rey Colaço e António Costa no Palácio da Justiça”, com Cláudia Emanuel, investigadora, mestre em Património Artístico e Conservação.

Pelas 15h15 serão focadas algumas das figuras históricas representadas naqueles azulejos.

Nesta parte do colóquio estarão presentes Joaquim Sousa Dinis, Juiz Conselheiro jubilado e presidente da Associação Cultural da Relação de Coimbra, para falar sobre D. Sancho II; Helena Queirós, professora licenciada em História, focará Egas Moniz; A Rainha Santa Isabel é outra das importantes figuras históricas ali representada, ficando a sua apresentação a cargo de Isabel Garcia, editora e licenciada em História; e, por fim, Maria José Azevedo Santos, Professora na FLUC, falará sobre Inês de Castro.

Mais tarde, pelas 16h15, terá lugar a apresentação do livro “Os Azulejos de Jorge Rey Colaço que decoram o Palácio da Justiça de Coimbra”, a cargo de António Pacheco, conservador do Museu Nacional de Machado de Castro; José Vitorino, arquitecto; e Leonor Sá, directora do projecto ‘SOS Azulejo’ da Polícia Judiciária.

O evento terminará pelas 17h00, altura em que será servido um Porto de Honra.

Jornal Campeão das Províncias

Powered by Marketing Lovers