Divulgação – TT Centenário

 

TT Centenário – Tribunal da Relação de Coimbra

26 de maio de 2018

 
O Tribunal da Relação de Coimbra comemora o seu centenário em 2018. Uma das formas encontradas de assinalar esta efeméride incide na revisitação da história, recordando o papel do Infante D. Pedro, 1º Duque de Coimbra, na Lei e as suas Ordenações Afonsinas, mas de uma forma… original.
 
D. Pedro, 1º Duque de Coimbra, filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, Regente do Reino entre 1439 e 1448 na menoridade do Rei D. Afonso V, iniciou, pela primeira vez em Portugal, um esforço de compilação e sistematização de todas as leis em vigor, dotando o país com um ordenamento jurídico-administrativo coerente, que foi finalizado com a publicação das Ordenações Afonsinas, em 1446, o primeiro código sistemático das leis nacionais. D. Pedro era um defensor e dinamizador da modernização do país; acabou por ter como principais inimigos a alta nobreza feudal. Em 1446, D. Afonso V atinge a maioridade e rodeou-se por altos nobres opositores de D. Pedro que fazem com que este abandone em 1448 a colaboração ao Rei. Desgostoso, D. Pedro regressa às suas terras em Coimbra. O “ajuste de contas” entre a alta nobreza e D. Pedro foi tal, que o Rei D. Afonso V o declara traidor e atrai-o até Alfarrobeira, onde as tropas reais o esperavam no dia 20 de Maio de 1449 onde D. Pedro morreu e as suas tropas foram destroçadas. Está recordado num dos mais conhecidos painéis de azulejos do Palácio de Justiça de Coimbra.
 
Porque não assinalar este centenário percorrendo alguns dos locais do antigo Ducado de Coimbra que marcaram a sua vida e são importantes na área de jurisdição da Relação de Coimbra?
 
E porque não fazer a visita a estes locais usando alguns dos antigos caminhos outrora percorridos por cavalos e carruagens que transportaram o Infante D. Pedro e o seu séquito? 
 
Unir a história e o conhecimento ao lazer e à diversão, em apenas um dia. É esse o objectivo do TT Centenário Tribunal da Relação de Coimbra, que acontece no dia 26 de Maio, com organização do Clube Escape Livre.
 
Trata-se de um passeio destinado a magistrados, advogados e funcionários da Justiça que disponham de um qualquer veículo 4×4 ou mesmo um SUV 4×4 e se queiram juntar a este passeio comemorativo do Centenário da Relação de Coimbra, com evocação da recolha das primeiras leis sistemáticas percursoras dos códigos actuais. Uma viagem que privilegia as “terras do Ducado de Coimbra” com início na cidade de Coimbra, Convento de S. Marcos, Tentúgal, Pereira (Celeiro dos Duques de Aveiro), Montemor-o-Velho, Figueira da Foz, Mira e Cantanhede, mas que é também um encontro de amigos e profissionais, com visitas, experiências de condução fora de estrada, gastronomia e grandes paisagens! Evento limitado a 30 viaturas.
 
Realize a sua inscrição através do Tribunal da Relação, contactando Sandra Ramos (sandra.c.ramos@tribunais.org.pt / 239 852 951) ou o Clube Escape Livre (escapelivre@escapelivre.com / 271 205 285).