Apresentação

 

1. O sítio internet do Tribunal da Relação de Coimbra, depois do seu lançamento inicial no ano 2000, é hoje repositório de um vasto conjunto de importante informação, designadamente   sobre a jurisprudência que tem vindo a ser afirmada neste Tribunal, bem como sobre a sua história institucional e sobre os dados da execução da sua vida presente.

Três dos anteriores presidentes desta Relação enunciaram os seus objectivos de comunicação e partilha de informação. O presidente Carlos Gaspar Leitão afirmou o objectivo inicial de«facultar um acesso simples e rápido à jurisprudência mais recente e de maior relevo produzida no Tribunal»; o presidente António Joaquim Piçarra, em 2008, afirmou o objectivo renovado de «servir os cidadãos e a comunidade jurídica», com uma «nova imagem, de modo a que se transforme e funcione como porta aberta para a sociedade, que, além de nela encontrar informação diversa e útil, passará a ter acesso, quase em tempo real,às tabelas dos feitos a julgar e aos respectivos resultados»; o presidente António Isaías Pádua, em 2013, apresentou «uma nova versão do sistema e um novo modelo de apresentação de conteúdos», tecnologicamente mais adequada para servir os objectivos antes enunciados e para prosseguir o resultado de acumular e dar vida «às páginas de informação do site da Relação de Coimbra».

2. O suporte tecnológico do sítio e arrumação gráfica dos seus conteúdos, tendo dado lugar a uma confortável habituação de quem o consulta, facilidade que tem um inegável valor, não necessita de grandes alterações a breve prazo, continuando a merecer, desde há largos anos, a inestimável e desinteressada direcção do senhor desembargador Dr. Eduardo Coelho de Matos e com a colaboração da assessora Dr.ª Marta Penha.

No entanto, o Tribunal da Relação de Coimbra aproxima-se da marca histórica do seu centenário, a celebrar em 2018. Essa marca, como na vida de qualquer organização, deve merecer uma especial atitude de comunicação, ajudando à renovada reflexão sobre o seu papel no poder judicial e na sociedade com quem interage, aproximando de todos esta instituição numa atenta dinâmica de qualidade, contribuindo para a contínua melhoria do seu funcionamento.

O espaço do sítio internet da Relação de Coimbra procurará assim, mantendo a sua identidade actual, dar maior abertura à divulgação de notícias e textos relacionados com os eventos de maior interesse para o tribunal e para a comunidade jurídica em que se insere. A todos agradecemos as notas de publicação que nos façam chegar e que se enquadrem nessa finalidade, bem como as sugestões de novas funcionalidades.

 

Luís Azevedo Mendes,

Presidente da Relação de Coimbra

 

Coimbra, Abril de 2017